O que é Mitzvah Day Brasil?

Criado na Inglaterra em 2008, este projeto tem a finalidade de propor aos envolvidos a doação do seu tempo e não do seu dinheiro, para “fazer a diferença“ na grande comunidade que os cerca.

Este projeto se propõe a envolver os seus voluntários à atuarem no seu próprio meio social (vizinhos e/ou comunidades vizinhas) que necessitem de ajuda e assistência.

Através dos valores judaicos de Tikkun Olam*, Gemilut Chasadim** e Tzedek***, o objetivo desse projeto é envolver judeus e não judeus e juntos construir uma sólida coexistência da sociedade civil daquele bairro e/ou cidade.

Esta Organização inglesa ajuda outros países a coordenar o Mitzvah Day em seu país. Em 2018, eles ajudaram a coordenar 700 Mitzvah Days em 30 países ao redor do mundo, envolvendo mais de 40.000 voluntários.

* Tikkun Olam: traduzido do hebraico como “ cura “ ou “ aperfeiçoamento “ do mundo para incutir uma responsabilidade compartilhada no bem estar da sociedade em geral através de ações que ajudem uns aos outros e ao meio ambiente .
** Gemilut Chasadim: traduzido do hebraico “ a doação da bondade amorosa “ sem a expectativa de receber uma recompensa nem moral e nem material.
*** Tzedek: se traduz do hebraico como “ justiça “ , mas justiça realizada através de ações sociais e atos de bondade.

Todos juntos por uma causa!

Os projetos chaves no dia do Mitzvah Day Brasil são:

  • Ajudar Instituições assistenciais a coletar roupas, remédios, comidas;
  • Atividades com crianças em instituições parceiras; 
  • Cantar, ler e fazer performances artísticas em Casas de Repouso;
  • Campanha de doação de sangue;
  • Organização de street store;
  • Prover comidas e bebidas para pessoas necessitadas nas ruas.

Obs.: (As atividades podem variar de acordo com os parceiros)

O que vem aí:

  • Definir quais comunidades judaicas, inter-religiosas, organizações e empresas que serão visitadas para apresentação do projeto;
    Cada organização deverá definir um responsável pela realização do Mitzvah Day
  •  O responsável de cada organização deverá definir instituições beneficiadas e os projetos a serem executados:
    •  A organização deverá reportar para o Mitzvah Day qual instituição foi definida e seu respectivo  projeto;
    • No dia 24 de novembro será criada uma rede de interação, uma pessoa de cada projeto ficará responsável de enviar fotos e vídeos durante o evento para o Mitzvah Day postar nas mídias sociais, e assim criar um impacto e despertar esperança nesses meios e fortalecer uma comunidade que vibra e busca por justiça social.